Assinar documento eletronicamente

por | 31 ago 2015 | Produtividade, Tutoriais | 0 Comentários

Assinar documento eletronicamente é uma solução simples, rápida e segura utilizada por nós da Ciberconecta para o registro legal da aceitação de nossas propostas de contrato de prestação de serviço digital, por meio de assinaturas eletrônica em arquivo digital PDF .

Os avanços da tecnologia da informação e comunicação, produziram instrumentos eficientes à modernização dos procedimentos tradicionais, como por exemplo a assinatura de contratos, antes só permitidos através de presença física das partes, ou via correios. A tecnologia da informação tornou possível partes interessadas possam firmar compromissos de negócios estando a distância, conferindo o mesmo status de legitimidade e confiança.

Aspectos legais da validade em assinar documento eletronicamente

O Código Civil, art. 107, estabelece que se não houver forma prescrita em lei, a manifestação da vontade das partes será válida. A utilização de meios eletrônicos, desde que a lei não vede sua utilização para o ato, é perfeitamente válida, devendo ser respeitada a vontade dos manifestantes que assim desejaram fazer.

A Lei nº 12.682 de 09 de Julho de 2012 que Dispõe sobre a elaboração e o arquivamento de documentos em meios eletromagnéticos, embasa a validade e legitimidade de assinar documento eletronicamente, concluindo que não é razoável excluir ou discriminar atos eletrônicos, como a formação de um contrato online quando, há anos, admitimos a validade do contrato verbal, cuja segurança e validade são, respectivamente menor e mais questionável.

Depois de acercar-se dos aspectos legais para assinar documento eletronicamente, e concluído que o seu uso e validade estão amplamente resguardados tanto na lei civil como na legislação que estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da Internet no Brasil, iremos orientar ao longo desta publicação como é fácil assinar documento eletronicamente para confirmar sua aceitação em contrato de prestação de serviço digital

A falta de hábito e a antiga crença de que o que vale é aquilo que está escrito “no papel” são os únicos obstáculos que ainda existem

Rangel Andrade

ASSINE ONDE ESTIVER

No trabalho, em casa ou em trânsito,  é fácil assinar documento eletronicamente, seja onde for. Nunca é preciso imprimir.

Tecnologia Adobe Acrobat DC

Obtemos  assinaturas eletrônicas legais utilizando a tecnologia da Adobe Acrobat DC, ao enviarmos um documento em PDF os destinatários podem assinar documento eletronicamente de forma simples e segura onde quer que estejam, usando um navegador ou um dispositivo móvel.

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PRATICIDADE

Você recebe o documento por e-mail clica em assinar proposta, sem precisar papel, caneta ou impressão, tudo é feito através do seu desktop ou celular usando o teclado, o próprio punho, uma imagem da sua assinatura ou até mesmo pela sua conta da rede social.

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SEGURANÇA

O documento é enviado a um endereço de e-mail específico e apenas ele recebe o link de acesso ao conteúdo, a assinatura por sua vez, só é validada pelo e-mail especificado. Todo processo é feito sob a chancela da Adobe que criptografa todas as informações

DISPONIBILIDADE

Os documentos assinados são armazenados em nuvem e podem ser acessados pelas partes interessadas a qualquer momento de qualquer lugar com acesso a internet, por qualquer dispositivo. Chega de perder espaço em suas gavetas arquivando documentos.

No site da Adobe estão todas as informações sobre o serviço e-sign de assinatura eletrônica para arquivos em PDF.  Nesta publicação queremos além da pequena abordagem já feita sobre o serviço de assinatura eletrônica, queremos trazer aos nossos clientes uma visualização dos passos para assinatura das nossas propostas de prestação de serviços digitais, confiram como é simples:

ASSINAR DOCUMENTO ELETRONICAMENTE DE NOSSAS PROPOSTAS

1º) Após todos os acertos verbais sobre os serviços que serão prestados, enviamos ao endereço de e-mail do responsável a proposta formal da prestação de serviços digitais.

A proposta chega com todas as informações do contratante (Neste exemplo usamos dados de simulação). Clicar no link azul onde está escrito: “Clique aqui para revisar e assinar…”

2º) Ao clicar no link da proposta, abrirá no seu navegador padrão o link do documento com os detalhes da proposta. O documento é armazenado em nuvem e pode ser consultado a qualquer momento. Revisar o conteúdo ou ir direto para assinatura clicando no botão iniciar.

3º) Na página Termo de Aceitação do Cliente clicar no campo correspondente para abrir a janela de inserção da assinatura

4º) Ao clicar no campo correspondente abrirá uma janela para inserir a assinatura. Dependendo do equipamento que você está acessando, o sistema identificará se existe compatibilidade com escrita manual, teclado ou rede social. Neste exemplo usamos um acesso desktop, para uma assinatura via teclado.

5º) Após preencher os campos com as informações solicitadas, confirmar a assinatura do documento clicando no botão correspondente. Em seguida será apresentada uma mensagem de êxito da assinatura do contrato, com um link de download de uma cópia do documento.

6º) Uma cópia é salva pelo sistema acessível a consultas pelas partes, é verificada a integridade pelo sistema da Adobe que bloqueia todas as páginas do documento contra alterações no conteúdo. Adobe Echo Sign criptografa esta operação garantindo total segurança e privacidade.

7º) As partes recebem via e-mail uma confirmação que o documento foi assinado e arquivado em nuvem, além de cópia anexa do arquivo.

Pronto proposta aceita e legalmente assinada!

Deixe-nos saber se ainda lhes resta alguma dúvida sobre como assinar documento eletronicamente? Seus comentários são bem vindos

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