Dicas Básicas Para Otimizar Sites

por | ago 16, 2013 | SEO | 0 Comentários

Sonhar em aparecer na primeira página de resultados do Google é o sonho de milhões de webmasters e blogueiros que têm uma página na internet.  As almejadas 10 primeiras posições da primeira página podem gerar milhares de acessos diários para o seu site. E consequentemente, atrair mais acessos de clientes em potencial.

 

Como iniciar a arte SEO e as dicas básicas para otimizar sites!

 

A otimização de sites para mecanismos de busca é uma Arte contínua, não adianta fazer uma vez e parar daqui a dois meses.  Um projeto profissional de SEO prevê diversas alterações técnicas e estratégicas para um website, e muitas vezes leva pelo menos 4 a 6 meses para se obter resultados satisfatórios.

O Google possui dois sistemas de posicionamento de páginas. Um representado pelos resultados pagos ou “patrocinados” tais como o Adwords, e outro resultado da pesquisa orgânica “gratuitos”. Resultados “pagos” não dependem do processo de otimização de sites e não são afetados pelos resultados orgânicos.

Links Patrocinados e Resultados Orgânicos Google

O posicionamento orgânico do Google é gratuito, mas não é “de graça” que conseguimos bons resultado, a arte SEO requer empenho para dominar o conjunto de técnicas de otimização para Mecanismo de Busca, o tão falado Search Engine Optimization abreviado por SEO.

3 DICAS BÁSICAS PARA OTIMIZAR SITES

 

Antes de começar a implementar diretamente as ações de otimização de busca para um site,  considere  3 questões primárias que influenciam nos resultados do processo SEO.

1. Servidor de Hospedagem

Até 30% do seu SEO pode depender exclusivamente da resposta do seu servidor de hospedagem.

2. Código de Programação

Conhecimentos específicos e mais técnicos que devem ser obedecidos pelo desenvolvedor do projeto.

3. Conteúdo Oferecido

Ofereça conteúdo e serviços de qualidade, associe imagens e vídeos relevantes ao seu conteúdo.

Segundo o engenheiro chefe de desempenho do Google Steve Souders, cerca de 70 a 80% do tempo de resposta dos sites, está relacionado com a parte dianteira (Frontend) que é do lado cliente. Os outros 20 ou 30% correspondem à resposta do servidor de hospedagem. Hospedar seu site num servidor rápido e com boa resposta de transmissão dos dados é um bom começo. Você deve ler mais sobre como medir a velocidade do seu servidor web.

O Google continua liderando o serviço de buscas na web, sua tecnologia neste sentido, tem estabelecido as exigências e os padrões de desenvolvimento de websites em todo mundo. A cada nova atualização, web designers e desenvolvedores são “convidados” a adaptarem suas abordagens de criação de páginas para novos parâmetros. Dentre estes “convites” o Google Panda, Google Penguin, e mais recentemente a considerável relevância para conteúdos responsivos com as exigências de técnicas do Google Mobile Friendly, deram ao servidor de hospedagem um papel de maior importância na otimização de sites para mecanismos de buscas. Questões como tempo de carregamento de páginas, código de resposta e estrutura HTML, ganharam considerações impactantes quando nos voltamos para a otimizar sites.

Curiosamente, apesar de sua importância crescente, a hospedagem de sites, vem sendo ignorada, talvez pela enxurrada de ofertas de revenda compartilhada hospedagem de baixa qualidade baixo custo, ou por que os próprios especialistas em SEO prefiram não abordar profundamente este assunto. Não há técnica e conhecimento SEO que possam compensar um servidor de hospedagem limitado em Hardware e Software.

Considerando a crescente relevância que os servidores de hospedagem vem ganhando junto aos melhores resultados em SEO, sugerimos algumas características que impactam o SEO de um website, do lado do servidor.

 

  • Velocidade de Carregamento; Usar  sistema de cache que fica na memória do servidor e não no disco rígido.
  • Disponibilidade do Site (Uptime); O ideal é que o uptime seja de 100% , ou no mínimo 99,9%.
  • IPs próprios; Evite hospedagem que tenham muitos sites em um mesmo endereço de IP.
  • Vulnerabilidade; Todos os tipos de ataques e infiltrações maliciosas colocam seu SEO por água abaixo.

A programação do site, já demanda alguns conhecimentos específicos e até mais técnicos que devem ser obedecidos pelo desenvolvedor do projeto. Fatores de SEO On-Page e Off-Page  fazem uma grande diferença no rankeamento dos sites, porém o web design e a internet nunca serão estáticos, em espaços curtos de tempo, acompanhando a evolução dos  motores de busca do Google dos sites de pesquisa, novas técnicas são desenvolvidas, enquanto outras passam a ter menos relevância. Entendido isso, podemos compreender melhor por que é importante escolher soluções web design que acompanhem toda esta evolução. Ou seja, escolha uma programação para criação de sites que te mantenha em dia com segurança e performance, com uma estrutura perfeita que facilite avanços em SEO.

O WordPress, um CMS gratuito e de código aberto, faz grande parte do trabalho de otimização automaticamente, incluindo URL´s amigáveis e sua estrutura toda em tableless, acompanha os passos e facilita todo o SEO do seu site. Antes de adquirir um novo site considere as vantagens de optar por ter um site desenvolvido para a plataforma  Wordpress, se você têm alguma objeção ao WordPress, te convido a conhecer algumas das principais vantagens WordPress que foram mencionadas neste artigo: http://ciberconecta.com.br/wordpress/ .

Ofereça conteúdo e serviços de qualidade. Pesquise, analise, tire suas próprias conclusões, arrume-as nas pontas dos dedos e comece a teclar, associe imagens e vídeos relevantes ao seu conteúdo.

O conteúdo, a meu ver é a grande virtude de qualquer website. Não adianta trazer novos visitantes se eles não se tornarem parte do seu público fiel. Para isso, é imprescindível que o seu conteúdo seja de boa qualidade.  É preferível um site que mantém a assiduidade dos leitores com conteúdo original e rico!

Para escrever bem e com originalidade busque uma área que você domina, leia outros sites dessa área, participe de fóruns e grupos de discussão, comente nos blogs que você lê, confira o que disseram do seu comentário. Leitura e interação contribuem muito na qualidade das suas publicações.

Para nós estas são as dicas básicas para otimizar sites, e acreditamos que tudo mais que se desenrola em técnicas e conhecimentos avançados do funcionamento dos buscadores aplicados ao SEO do website, serão potencializados tendo por fundação estes conceitos primários em SEO. Mas, nós gostaríamos de ouvir sua opinião a respeito do que consideramos ser as dicas básicas para otimizar sites, e qual a dica você poderia nos dar ? Seu comentário é bem vindo!

 

Pin It on Pinterest

É muito bom ter você aqui!

Adoraríamos compartilhasse com seus amigos, nos mantém motivados! Obrigado!